Djavan lançou, junto com o compositor cabo-verdiano Mario Lucio a canção intitulada justamente Hino à gratidão. Lançada originalmente em outubro de 2021, em gravação feita por Mario Lucio na língua crioula falada em Cabo Verde, vem ganhando versões em diversas línguas nas vozes de artistas de vários países: Angelique Kdjo (yorubá e inglês), Araceli Poma (espanhol), Teresa Salgueiro (português de Portugal), Tinkara (esloveno) e Youssou Ndour (wolof e francês). Outras versões ainda virão mundo afora em outras línguas e vozes.
Artista que sempre fez conexões com a África na obra fonográfica, Djavan canta os versos em português de Hino à gratidão em gravação lançada em single no mercado brasileiro na sexta-feira, 21 de janeiro, em edição da Maré Música.
As vozes de Djavan e Mario Lucio se unem às vozes do Zulu Gospel Choir em registro que confere tom épico aos versos gratos do compositor africano. “Para mim, é uma alegria poder participar com alguém tão importante como Mario Lúcio, tão necessário para música africana, para a música de Cabo Verde, para a música do mundo, e logo numa música tão linda, com uma mensagem tão concretamente oportuna”, celebra Djavan.