Um gosto incomum pela musica nacional, bloqueio criativo resolvido com acordes tupiniquins ou, pura e simples coincidência? Seja o que for, novamente Adele está no alvo dos fãs da musica nacional por mais um caso de suposto plágio. Depois da confusão envolvendo “Million Years Ago” e “Mulheres”, de Martinho da Vila, agora é a vez da cantora se encrencar com ninguém menos Chico Buarque e Tom Jobim, dois pesos pesados da MPB.
A encrenca desta feita é com “To Be Loved”, faixa do novo disco da cantora e que, segundo os investigadores de plantão, teria se inspirado em “Eu Te Amo”, de Chico e Tom e lançada como a primeira faixa do lado B no disco “Vida”, de 1980. Desde o lançamento do disco de Adele (“30”), na última sexta-feira (19), que o papo vem correndo, mas segundo profissionais da música o caso seria, pura e simplesmente um padrão harmônico simples e muito usado no meio.
Um internauta teria argumentado que, em comparação, o de Chico tem um movimento similar em diferentes harmonias enquanto o da loira seria apenas uma escala simples descendente. Em outro comentário nas redes, a explicação seria de uma mistura de escalas em ascendente e descendente em “Eu Te Amo”, diferentemente do uso de uma simples escala descendente, como no caso da cantora.
O retetê foi tamanho que até mesmo o maestro Luiz Claudio Ramos, costumaz arranjador de Chico, analisou as duas composições. No entanto, a equipe do cantor disse que não há a mínima semelhança entre elas. Um caso bem diferente do que ocorreu entre Adele e Martinho da Vila, cuja acusação virou processo do compositor, Toninho Geraes, contra a cantora, a gravadora e o produtor do álbum “Million Years Ago”, Greg Kurstin, ainda em curso.
E você, o que pensa? É ou não é um “plágio”? Adele anda ouvindo muito som brasileiro ou a coincidência é o que há? As duas faixas estão ai abaixo para o seu julgamento. A decisão é vossa!