Chegou o dia! E que espera longa. Desde 1982, os fãs de todas as idades do quarteto mais famoso do pop aguardavam a notícia lá dos lados da Escandinávia. Demorou, foram idas, vindas, filmes, tributos até que, enfim, o ABBA volta de vez ao mundo do disco com “Voyage”, seu mais novo trabalho de estúdio.
São 10 faixas, encabeçadas pela apoteótica “I Still Have Faith in You”, lançada junto de “Don’t Shut Me Down” em setembro e que deram a tônica da reunião de Agnetha, Benny, Bjorn e Anni-Frid, separados desde “The Visitors”, último trabalho de estudo do quarteto, quatro décadas atrás. E o “estillo ABBA” de fazer música é perceptível, em melodias que alternam alegria e momentos de introspecção. Junto delas, ainda inclui-se “Just a Notion”, finalmente inclusa em um disco depois de ser descartada durante a produção de “Voulez Vous”, em 1978.
Além do disco, o retorno do ABBA tem ainda marcados para frente um show virtual com hologramas que será transmitido direto do Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres, com datas a serem divulgadas. O grupo garante que objetivo é agradar aos fãs (inclusive muitos famosos) e, como o próprio Benny Anderson disse, “ver se estamos vivos”.
“Já faz um tempo que não fazemos música juntos. Quase 40 anos, na verdade. Fizemos uma pausa na primavera de 1982 e agora decidimos que é hora de encerrar. Eles dizem que é temerário esperar mais de 40 anos entre os álbuns, então gravamos uma sequência para ‘The Visitors’. Simplesmente chamamos de ‘Voyage’ e estamos realmente navegando em águas desconhecidas”, disse a banda em comunicado oficial.
Apesar de tudo, os próprios Benny e Bjorn são realistas e já avisam que a volta não é algo para buscar números nas paradas ou para “durar muito tempo”. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Anderson afirma que, após o projeto, o quarteto termina, de fato, sua história. “Depois disso, acabou. Tem que acabar. Eu nunca havia dito que o ABBA não voltaria, mas estou dizendo isso agora”, disse.
Então, para quem esperou tanto, dê o play e curta um pouco das 10 faixas do “Voyage”. E aproveite pra curtir bastante: o ABBA está vivo e entre nós “por tempo limitado”.