O Metallica não poupou esforços na comemoração aos 30 anos do álbum homônimo lançado em 1991 e mais conhecido como Black Album. Nessa sexta-feira, dia 10, a banda liberou quase 250 faixas nas plataformas de streaming. Intitulado “The Metallica Blacklist”, o projeto que recebeu convidados dos mais diversos gêneros musicais pararepaginarem os clássicos do álbum original. Além disso, a versão remasterizada do disco ganhou 195 canções na edição super de luxo do projeto, que já está à venda no site oficial da banda.
Ao todo, 22 artistas regravaram as 12 canções, entre eles Volbeat, Ghost, Corey Taylor, Chris Stapleton, Phoebe Bridgers, Miley Cyrus e muito mais. Todo o lucro obtido com a venda e reprodução deste disco será revertido para instituições de escolha do artista convidado e à All WIthin My Hands, fundação do Metallica.
A versão remasterizada do Black Album ficou espetacular e traz o álbum remasterizado em três LPs, 14 CDs, 6 DVDs, card com acesso ao projeto no digital além de mimos como cards, palhetas, letras, um livro de 120 páginas com fotos até então nunca vistas, revistas e pôsteres.
Todas as faixas do de luxo também estão no digital. Ao todo, são 196 canções que incluem versões ao vivo dos anos de 1990, 1991, 1992 e 1993, versão remasterizada datada de 2021 além de demos, versões exclusivas e sessões feitas durante ensaios e composições.
Além disso, o grupo lançou seu próprio podcast. São oito episódios que contam os detalhes das composições, produção, bastidores de gravação e curiosidades. Um baita material para deixar qualquer fã da banda enlouquecido. Vale a pena conferir!