Quando você pensa que nada mais pode surpreender no mundo da música… vem aí uma nova notícia que está dando o que falar. Por muitos anos, Spencer Elden tem dito que ele era o bebê na capa do disco Nevermind do Nirvana, onde ele aparece aos quatro meses de idade procurando por um dólar em uma piscina.
Freqüentemente, ele parecia celebrar esse status, até mesmo recriando a imagem em vários momentos de sua vida e participando de documentários sobre este álbum que é icônico. No entanto, sua perspectiva sobre essa reivindicação à fama começou a mudar na época de sua mais recente reconstituição fotográfica em 2016, quando o disco (e Elden) completou 25 anos. “Está tudo errado. Estou chateado com isso, para ser honesto ”, disse ele em uma entrevista com a versão australiana do GQ na época. “Recentemente, estive pensando: ‘E se eu não estivesse bem com minha genitália sendo mostrado para todo mundo?’ Eu realmente não tinha escolha.”
Como relata o site TMZ, Elden está processando o Nirvana, seus membros sobreviventes individuais, também Courtney Love, viúva de Kurt Cobain, além do fotógrafo Kirk Weddle e as gravadoras envolvidas no lançamento do álbum. Ele alega que a capa do disco Nevermind contém um conteúdo de pornografia infantil.
De acordo com o processo de Elden, nem seus tutores legais, muito menos ele (obviamente, já que ele tinha quatro meses na época) consentiu que sua genitália nua aparecesse na capa do Nevermind. Ele alega que a banda prometeu cobrir seus genitais com um adesivo, que nunca foi incorporado na capa do álbum, e que Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl não conseguiram protegê-lo de ser explorado sexualmente. Ele espera receber US$ 150.000 de cada parte nomeada no processo, algo em torno de R$ 787 mil.
O processo chega meses depois que o Nirvana foi processado por supostamente reimprimir a arte de outra pessoa sem permissão em vários itens de mercadoria. O próprio Nirvana processou o estilista Marc Jacobs em 2018 por supostamente rasgar o logotipo de seu rosto sorridente. Que loucura esta notícia, hein? Vamos acompanhar o desenrolar deste processo.