Um projeto musical que parece estar saindo da gaveta vai trazer Vanessa da Mata no papel de Clara Nunes. Contracenando com Jorge Farjalla e sob a direção musical do produtor Alexandre Kassin, Vanessa da Mata entrará em cena como a artista mineira no musical de teatro Clara Nunes – A tal Guerreira, previsto para estrear no último trimestre deste ano, em sessões online, e para ter apresentações presenciais em 2022, ano do 80º aniversário de Clara Nunes.
Com esse projeto teatral e musical, Vanessa da Mata se junta a um time de cantoras que já fizeram incursões pelo repertório de Clara em discos e/ou nos palcos. Alcione, Carla Visi, Fabiana Cozza, Mariene de Castro, Valéria Oliveira e Virgínia Rosa são cantoras que deram voz a músicas da discografia de Clara Nunes (a maioria entre 2012 e 2013), com destaques para as abordagens de Alcione, Fabiana e Mariene.
Embora tenha desenvolvido discografia essencialmente autoral a partir do primeiro álbum, editado em 2002, Vanessa da Mata já tem trabalho como intérprete no currículo – no caso, um projeto dedicado à obra soberana do compositor Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994). Trata-se do show Vanessa da Mata canta Tom Jobim, estreado em 2013 e perpetuado em álbum gravado em estúdio e editado no mesmo ano de 2013.