Na hora de pegar a estrada e levar o seu companheiro para um passeio de carro é preciso que você conheça as regras básicas de transporte de animais em veículos particulares. Mesmo sendo bem comum presenciar cães de forma irregular por aí, até mesmo com a cabeça para fora da janela, esse tipo de situação é proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito e pode causar dores de cabeça aos motoristas.
Um animal solto no veículo acaba colocando em risco a segurança tanto do animalzinho quanto a do motorista, que pode se distrair e provocar um acidente, além de gerar multa e perda de pontos na carteira. Então, é preciso ficar ligado. Embora a lei não tenha nenhuma especificação quanto ao modo correto de transporte, ela detalha a maneira como isso não pode ser feito.
De acordo com o artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito, levar o animal entre o banco do motorista e o banco do passageiro, ou entre o banco e a porta, é infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira. Já transportar o pet na carroceria de caminhonetes ou caminhões é infração grave e pode render multa de R$ 195,23 e cinco pontos no prontuário do condutor. Colocar o animal no porta-malas todo coberto, além de ser inadequado, configura crueldade.
Separamos então algumas dicas de especialistas para que você transporte seu bichinho com segurança. Uma das formas mais seguras de levar os animais no carro, segundo especialistas, é usando uma caixa de transporte. Ela possibilita que o animal fique de pé e consiga dar uma volta. E o mais importante, isso vale tanto para carro como também para avião.
Vale lembrar também que esta opção da caixa é a única apropriada quando o assunto é o transporte de gatos, que não gostam muito de mudanças repentinas e ambientes diferentes do que já estão acostumados. Já para os cães, outra opção segura é o uso do cinto peitoral vendido em lojas especializadas para pets. A lógica é a mesma que nos leva a usar o cinto de segurança do carro: proteger e evitar que se machuquem em casos de acidentes.
Também existe no mercado para pets uma cadeirinha que é encaixada no encosto de cabeça do banco traseiro. O cãozinho, que neste caso deve ser de pequeno porte, vai no interior dessa cadeira, que prende o peitoral do animalzinho para ele não pular. O cinto de segurança do veículo ainda a fixa ao banco, aumentando ainda mais a segurança.
Viu só? Com pequenos gestos, já fica mais tranquilo o transporte de nossos animaizinhos. Já participou da promoção Pet Lovers União FM? Corre lá em nosso instagram e confira. Uma promoção com o oferecimento de Seven Cats, Seven Dogs, Fórmula Bichos e Cão Feliz.