O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20) foi a data escolhida pela banda 50 Tons de Pretas lançar seu primeiro disco: “Voa“. O trabalho, que estará disponível nos formatos digital e físico é resultado da união das compositoras, musicistas e arranjadoras Dejeane Arrué e Graziela Pires, com sua banda. Uma live nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, pelas suas redes sociais do grupo no Facebook, Instagram e Youtube marcará o lançamento.
Com oito músicas, das quais seis são autorais, o álbum apresenta o trabalho das pretas, que vem sendo construído desde 2017, em Campo Bom. Professoras de música da rede pública, Dejeane e Graziela são acompanhadas da banda formada por João Costa (bateria), Vladimir Godoy (baixo) e Gustavo Nunes (violão).
Graziela salienta que a escolha do dia para o lançamento foi pela representatividade da data e porque é uma luta que as duas colocam em suas músicas desde o início da banda. “Nosso primeiro single autoral, “A Mais Pura Verdade”, que abre o nosso disco, fala muito forte sobre isso, sobre o papel da mulher negra na sociedade”, comenta, destacando que todos os sons vêm com a perspectiva de falar da negritude, de suas histórias, lutas e das possibilidades que mulheres negras têm em poder sonhar e realizar sonhos. “Dia de celebrar a nossa ancestralidade e dia de colocar esse disco pra rua, que é o nosso ato de resistência, um disco que traz muito de nossa verdade”, acrescenta Dejeane.
Entre as participações especiais de Voa estão nomes como Tonho Crocco ( e Tati Portella, além da parceria com Macau, compositor de “Olhos Coloridos”, sucesso na voz de Sandra de Sá. O disco digital estará disponível em todos apps de streaming de música e o físico estará à venda diretamente nos perfis da banda por R$ 20.