Uma peça icônica da história do Joy Division encontrou um novo lar. Na terça-feira (13), a guitarra modelo Vox Phantom com assinatura de Ian Curtis, foi leiloada pela Bonhams Entertainment Memorabilia Sale pelo valor de US$ 211.513 mil (aproximadamente R$ 1.177.979,00).
Além de aparecer no vídeo da canção “Love Will Tear Us Apart“, foi com este instrumento que o falecido frontman fez a turnê europeia da banda no ano de 1980, e também foi usado na gravação da faixa “Heart and Soul” do Closer.
Mas a história desta guitarra não para por aí. Após a morte prematura de Ian Curtis, a guitarra passou para o colega de banda Bernard Sumner, que a deu para seu colega eletrônico Johnny Marr, do The Smiths.
A bola não para por aí. Quinze anos depois, Marr mais tarde devolveu o violão para Sumner, que finalmente o deixou com a filha de Curtis, Natalie. Permanecera em sua posse até que ela o colocasse em leilão com Bonhams. Que história, né?
Sobre a venda do instrumento, a filha de Ian Curtis afirmou que a guitarra simboliza as memórias com seu pai. “Eu cresci e trabalhei com músicos e, embora tenha visto muitas guitarras, nunca vi nada assim. De tudo que me disseram sobre meu pai, ele estava muito obcecado com a aparência das coisas, então para mim o Phantom faz sentido, pois parece muito com a guitarra de Ian Curtis”, explicou.
E que tal relembrar o timbre desta icônica guitarra? Assista ao vídeo do single Love Will Tear Us Apart: