A cidade de Bento Gonçalves, na Serra, foi o sexto município no Brasil e terceiro do Rio Grande do Sul a receber o selo Internacional de Turismo Seguro. O Safe Travel, atesta a segurança de destinos turísticos em relação aos protocolos de enfrentamento ao coronavírus. A certificação, ainda rara, é emitida pela World & Travel Tourismo Council (WTTC) e visa auxiliar na retomada do turismo afetado pela pandemia.
A WTCC (organização formada principalmente por representantes do setor privado) leva em conta diversos critérios como a adoção dos protocolos da Organização Mundial da Saúde. De acordo com o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto, o processo até a obtenção do certificado levou cerca de 30 dias e demandou o envio de diversos documentos comprovando a segurança de turistas e trabalhadores ligados ao setor.
Além de Bento Gonçalves, Canela e São Lourenço do Sul, as cidades de Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ) receberam o selo. No mundo, a certificação já foi concedida para Arábia Saudita, Barcelona e Sevilha (Espanha), Portugal e o Estado mexicano de Quintana Roo, onde fica Cancún.