Desde que começou a pandemia, a máscara tornou-se acessório indispensável para a proteção e combate ao coronavírus. Porém, o uso de máscaras também trouxe uma preocupação: o seu descarte correto.
Como não estávamos acostumados ao uso contínuo deste acessório, é importantíssimo entender como podemos descartar este material sem agredir o meio ambiente, além de evitar a propagação da covid-19. Sem o descarte correto, podemos colocar mais gente em risco, e podem aumentar muito a poluição do meio ambiente.
Uma máscara cirúrgica, que contém plástico, por exemplo, pode demorar até 400 anos para se decompor no meio ambiente. Já as máscaras de tecido sintético levam entre 100 e 300 anos para se decompor.
Por isso, é preciso que este material não acabe nos mares, oceanos, e que também não seja um meio de contaminação. A gente te traz dicas de passos simples que devem ser seguidos para descartar a máscara.
Conforme a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), é necessário colocar uma ou várias máscaras juntas dentro de dois saquinhos plásticos (um dentro do outro), amarrar bem forte, sinalizar que ali contém máscaras, se possível, e jogar no lixo comum, o orgânico. As máscaras portanto, não devem ser misturadas com resíduos que podem ser reciclados.
A Organização das Nações Unidas (ONU) também orienta que a limpeza das máscaras de tecido seja feita com sabão ou detergente e água quente. Caso não seja possível lavar com água quente, depois de esfregá-la com sabão ou detergente, despeje água fervente por um minuto. Outra opção é deixá-la de molho no cloro (a 0,1%) por um minuto e, depois, enxaguá-la completamente para que não fique nenhum resíduo.
Confira abaixo um vídeo que explica direitinho como descartar corretamente as máscaras: