Um susto coletivo e umas dicas para melhorar o trabalho. O guitarrista e compositor Pete Townshend confirmou neste sábado (19) que Zak Starkey segue como baterista do The Who, desmentindo os rumores de que o músico teria sido afastado da banda. O musico esclareceu tudo por meio de uma publicação no site oficial da banda, além de um post no Instagram com a frase: “Notícia urgente: o Who apoia Zak!”
“Houve falhas de comunicação de todos os lados, mas já resolvemos isso”, afirmou o guitarrista. Segundo ele, ele e Roger Daltrey pediram apenas que Starkey ajustasse seu estilo de bateria para melhor se adequar à formação atual da banda, sem orquestra. Townshend admitiu que o baterista cometeu “alguns erros” nos shows recentes, mas que o diálogo foi produtivo e todos seguirão juntos.
“A história saiu do controle. Mas agora seguimos com otimismo e fogo na alma”, escreveu. E tão fora de controle foi que o músico também lamentou o fato de que Scott Devours, baterista de turnê de Daltrey, tenha sido apontado como substituto de Starkey. “Peço desculpas ao Scott por não ter encerrado esse boato antes. Prometo pagar uma longa rodada de drinks e dar um abraço nele.”
A confusão começou após reportagens afirmarem que o grupo havia tomado uma “decisão coletiva” para dispensar Starkey, após uma série de shows realizados em março no Royal Albert Hall, em Londres. Pouco depois, o próprio Starkey — filho de Ringo Starr e integrante do The Who desde 1996 — publicou uma declaração na Rolling Stone dizendo estar “surpreso e triste” com a situação, o que reforçou as especulações sobre sua saída.
Starkey, que havia enfrentado um problema de saúde no início do ano envolvendo um coágulo na perna, disse recentemente que está completamente recuperado e que a condição não afeta sua performance na bateria. Ainda bem!