Mais de mil artistas lançam disco silencioso em protesto contra as leis de IA do Reino Unido. “Ouça”

Mais de mil artistas, entre eles Kate Bush, Damon Albarn, e Annie Lennox, lançaram um álbum silencioso em protesto contra mudanças previstas nas leis de direitos autorais no Reino Unido. Segundo os músicos, essas alterações facilitariam para plataformas de inteligência artificial utilizarem obras protegidas sem permissão.

Chamado de “Is This What We Want?” (“É Isso O Que Queremos?”), o disco quer chamar a atenção para o potencial de imapcto que a inteligência artificial pode causar na indústria musical. Os lucros obtidos com o álbum serão doados à organização Help Musicians. A proposta do governo britânico permite que plataformas de IA usem material disponível online sem licença com o porpósito de fazer “mineração de texto ou dados”, a menos que os detentores dos direitos optem por não participar. Membros do Radiohead, Bastille, The Clash, também participaram do projeto. As gravações foram realizadas em estúdios vazios, e a lista de faixas ao serem combinadas mostram a seguinte mensagem: “O governo britânico não deve legalizar o roubo de música em benefício das empresas de IA.”

Um porta-voz do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia afirmou que o regime atual “impede que as indústrias criativas e o setor de IA atinjam seu potencial completo”, e que as alterações propostas visam proteger os interesses de desenvolvedores de IA e detentores de direitos, permitindo que ambos prosperem. Por outro lado, diversos artistas alertaram sobre os riscos para suas carreiras, caso suas vozes sejam usadas por IA, e que acham totalmente improvável que milhares de performers manifestem-se para evitar o uso não autorizado de seu material.

Ver mais novidades