O governo do Estado do Pará revelou em agosto do ano passado que estava em negociação com o Coldplay para um show em solo paraense desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o convite oficial à banda, em março de 2023, durante um encontro com o vocalista Chris Martin. A expectativa era que os britanicos fossem oficialmente confirmados no final de setembro para evento de abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025.
No entanto, a oficialização do show não rolou. Inclusive, o ministro do turismo Celso Sabino apagou um post em que falava sobre o show da banda no Brasil em 2025. Nas vésperas do que seria o anúncio oficial da apresentação, o titular da pasta usou seu perfil nas redes sociais para dizer que o Coldplay participaria do festival Global Citizen, em Belém. Nem os organizadores do evento, nem a banda confirmaram esse compromisso.
Desta vez, o jornalista Mauro Bonna, do Diário do Pará, crava a presença dos caras por lá. “Confirmado: o supershow da banda Coldplay ocorrerá no dia 9 de novembro, véspera da abertura da COP30, no Mangueirão”, escreveu Bonna em sua coluna deste sábado (04) no jornal. Se realmente for confirmado, será a primeira vez que um evento musical fará parte da abertura da COP, encontro que ocorre desde o primeiro acordo climático da ONU em 1992, no Rio de Janeiro, e tem sido realizado anualmente, exceto em 2020 devido à pandemia de Covid-19.
A série de shows “Music of the Spheres” do Coldplay se tornou recentemente a turnê de rock de maior bilheteria de todos os tempos, além de ganhar o título de turnê mais sustentável já realizada até hoje. A banda retorna aos palcos no dia 9 de janeiro em Abu Dhabi e tem uma série de mais 48 apresentações até o dia 8 de setembro, todas com ingressos esgotados.