Jeff Beck: Guitarras e equipamentos do músico entrarão em leilão em Londres

A coleção de guitarras, amplificadores e pedais do lendário guitarrista Jeff Beck irá a leilão em Londres em janeiro de 2025 pela a casa de leilões Christie’s. Com um acervo de mais 130 equipamentos usados pelo guitarrista durante seis décadas de carreira, a viúva de Beck, Sandra Cash, comentou sobre a decisão de vende-los:

“Essas guitarras eram seu grande amor e, quase dois anos depois de sua morte, é hora de se separar deles, como Jeff desejava. Depois de pensar muito, decidi que esses instrumentos precisavam ser compartilhados, tocados e amados novamente”. E Sandra continua, “é um grande desafio se separar dos equipamentos deles, mas eu sei que Jeff queria que eu compartilhasse esse amor. Ele era um maestro de seu ofício. Espero que os futuros guitarristas, que adquirirem esses instrumentos, sejam capazes de se aproximar do gênio que os tocou.”

O site oficial da Christie’s coloca à mostra a guitarra mais icônica de Jeff Beck, a Gibson Les Paul 1954 “Oxblood – retratada na capa do registro solo mais famoso do guitarrista, o “Blow By Blow” (1975) – com valor estimado em 350 mil a 500 mil libras. Outras notórias guitarras usadas por Beck, como a Gibson Les Paul “Yardburst, usada na passagem pelo The Yardbirds, as Gretsch e as Fender Telecaster e Stratocaster, também estarão presentes no leilão.

Amelia Walker, chefe de Coleções Particulares e Icônicas da Christie’s, descreve as guitarras de Beck como “instrumentos realmente bonitos, cobertos de sujeira e poeira e com sinais de uso”: “Eu acho que é parte do apelo. São coisas que ele usou. Eles têm os recuos de suas unhas nas tábuas de traste. As cordas não são alteradas há anos. Ele tocou muito e não os via como preciosas obras de arte – elas eram suas ferramentas para fazer seu ofício.”

Os equipamentos de maior destaque ficarão à mostra em Los Angeles de 4 a 6 de dezembro. A coleção completa de Jeff Beck será exibida na sede da Christie’s em Londres de 15 de janeiro até o leilão em 22 de janeiro de 2025.

Ver mais novidades