Que história: Música ‘mais misteriosa da internet’ é identificada após 17 anos de pesquisa; entenda e conheça os alemães do FEX

Você já deve ter, num passado distante, ter usado de todas as artimanhas para encontrar uma musica que, por um acaso, você ouviu em algum lugar e não sabia quem eram o cantor, cantora, banda e/ou o nome da música em si. É um comportamento clássico dos aficionados por música. No entanto, por quase duas décadas, uma música praticamente mobilizou uma legião na internet atrás da origem e de quem a cantava, uma procura que encerrou-se na última semana.

A identidade da chamada “música mais misteriosa da internet” finalmente foi descoberta, e a história que encerra este mistério é ainda mais divertida e incrível. A faixa, “investigada” desde 2007, mobilizou milhares de internautas em busca da autoria da música – e inúmeras teorias foram criadas ao longo do tempo, sem muita conclusão. Foi só na última segunda (4), no fórum dedicado ao assunto no Reddit, que a busca chegou ao fim.

Tudo começou quando uma canção new wave (com letra em inglês) apareceu pela primeira vez em um blog. Gravada de uma rádio em meio a músicas do The Cure e outros sucessos da época, a faixa desconhecida deixou internautas curiosos. Aos poucos, se tornou uma “lenda”, que se desdobrou em fóruns na internet e extensas buscas. Agora, graças a um holandês chamado Marijn, a identidade da faixa foi descoberta: trata-se de “Subways of Your Mind“, da banda alemã FEX. Os músicos, que não faziam ideia de toda a especulação, se descobriram com um sucesso inusitado e acidental em mãos.

E tem mais, todo o hype criado fez o FEX se reunir pela primeira vez em 40 anos, com direito a entrevistas em vários veículos e uma legião de novos fãs. Segundo o site KnowYourMeme, que explica a origem de memes e fenômenos da internet, a música misteriosa surgiu graças a um DJ alemão chamado Darius, que teria gravado a música de um programa de rádio na estação de rádio pública Norddeutscher Rundfunk (NDR), do norte da Alemanha, na década de 1980.

Em uma fita cassete e uma mixtape, o alemão incluiu essa e outras músicas da época – e removeu propositalmente os intervalos da rádio, o que dificultou a identificação das faixas.

Em 2004, com a ajuda de sua irmã Lydia, ele digitalizou suas gravações de rádio em um site chamado Unknown Pleasures. E foi ela quem começou a buscar pela identidade da música desconhecida, a partir de 2007. E a investigação conseguiu alcançar mais adeptos depois que um brasileiro, Gabriel Pelenson (@gabgaskins, no Reddit), soube do mistério e espalhou a busca em mais de 40 fóruns.

Com o tempo, internautas se interessaram e mergulharam na procura, investindo em melhorar a qualidade do áudio, buscar em arquivos e procurar artistas locais. A música ainda foi a catalisadora para um movimento chamado “lostwave“, que busca achar a autoria de várias músicas desconhecidas.

A mobilização e a reunião do FEX

O fórum no Reddit (hoje com mais de 59 mil membros e com Lydia entre os moderadores) chamado “The Mysterious Song” se organizou e estruturou em torno dessa investigação. Cada contribuição passou a ser categorizada como “possível pista”, “descartada”, “ideia de pesquisa”, etc. Entre as especulações mais certeiras, estavam duas: a de que o cantor tinha um sotaque europeu – possivelmente alemão – e que a faixa teria sido gravada em 1983 ou 1984. Mas mesmo assim, os internautas tinham muitas dúvidas.

“A letra, o país de origem, a banda e o título são especulados, mas permanecem um mistério. Várias pessoas entraram em contato com diversas estações de rádio em suas áreas para divulgar a música, mas nada ainda levou a resultados sólidos no que diz respeito à identidade dela”, escreveu um moderador em 2019. Em certo ponto, até alienígenas foram envolvidos. “E se for feita por aliens? Parece que um alienígena pegou uma coleção de músicas humanas ou até mesmo de um viajante da NASA e tentou recriar o som da música usando algum outro tipo de tecnologia avançada”, cogitou um internauta.

Além disso, dada a dificuldade, vários membros do fórum desistiram ao longo do caminho. “Hoje eu decidi que preciso parar de pensar nisso, preciso deixar para lá”, escreveu um usuário no Reddit. “Depois de anos espreitando principalmente nas sombras, e em algum momento obcecado um pouco a ponto de sonhar com isso, pensei em dizer adeus”.

A busca finalmente teve resposta no dia 4 de novembro de 2024, em uma publicação do holandês “marijn1412” (ou Marijn) no fórum. Ele contou que estava lendo um arquivo antigo do jornal alemão Nordwest Zeitung quando encontrou a menção do FEX. A banda havia vencido um concurso de música na cidade de Bremen e fazia “rock com influências de wave e pop”, afirmava a notícia.

Ele então contatou um dos membros da banda, que também fez parte de um grupo chamado Phret – e segundo Marijn, o músico não fazia ideia de todo o mistério em torno da canção, mas confirmou que era de autoria do FEX. Em seguida, ele contatou outros membros da trupe que se mostraram surpresos e honrados. Todos os membros seguem vivos e bem, e a banda, que não se encontrava há 40 anos, de repente descobriu que tinha um sucesso acidental em mãos.

“Marijn me contatou e eu, ingenuamente, enviei a demo para ele. Não sabia que era a música mais misteriosa da internet. É absolutamente inacreditável”, disse um dos músicos em uma entrevista à rádio NDR1. Segundo Lydia, ela chegou a falar com o FEX em uma chamada de vídeo. “Não me deixou outra conclusão senão que encontramos os verdadeiros autores da nossa canção”, publicou.

Michael Hädrich, membro do FEX, falou a um veículo alemão que tem a gravação original da música, gravações de apresentações e depoimentos de testemunhas – tudo para comprovar que a faixa é de autoria da banda. Segundo ele, os músicos também decidiram se reunir para regravar a canção. Desde então, a banda já apresentou a faixa ao vivo em uma rádio alemã e concedeu entrevistas a outros veículos.

Além disso, o FEX herdou uma leva de fãs de todo o mundo graças ao mistério. Segundo internautas que dedicaram anos à música, a descoberta foi “emocionante”. “Eu literalmente chorei quando os ouvi na rádio, cercado pelos meus colegas de trabalho. A experiência de ouvi-los ao vivo foi tão poderosa, tão avassaladora, esperando tantos anos pela solução do mistério, sonhando com a remota possibilidade de encontrá-los e ouvir esses cavalheiros tocando ao vivo, este é um ótimo momento para estar vivo”, publicou um membro do fórum.

Ver mais novidades