O que a tecnologia voltada à música não fez ainda? A Universal Music Group disponibilizou nesta semana, uma versão em espanhol para o clássico “Rockin’ Around The Christmas Tree“, da lendária Brenda Lee, com uma inédita abordagem tecnológica: a gravadora utilizou uma ferramenta de clonagem de voz baseada em Inteligência Artificial para mudar o idioma na voz da artista.
De acordo com o Music Business Worlwide, o plano da UMG era que a SoundLabs, fundada pelo produtor, compositor e desenvolvedor de software, BT, equipasse os artistas e produtores da gravadora com tecnologia de IA por meio de seu dispositivo vocal MicDrop. Com isso, a canção lançada originalmente em 1958 marca o primeiro lançamento da Universal com a SoundLabs baseado em IA. A faixa foi gravada originalmente em 1958 pela cantora que tinha apenas 13 anos na época.
Agora, rebatizada de “Noche Buena y Navidad“, a música tem a produção de Auero Baqueiro, vencedor do Grammy Latino. Ele utilizou a música original e os vocais de fundo, substituindo a voz original de Brenda Lee por um vocal em espanhol recém-traduzido. E nem é preciso dizer que a “Little Miss Dynamite” reagiu com surpresa boa a iniciativa: “Estou tão impressionada com esta nova versão em espanhol de ‘Rockin’ Around The Christmas Tree’, que foi criada com a ajuda da IA. Ao longo da minha carreira, toquei e gravei muitas músicas em diferentes idiomas, mas nunca gravei ‘Rockin” em espanhol, o que eu adoraria ter feito. Ter isso lançado agora é incrível e estou feliz em apresentar a música aos fãs de uma nova maneira”.
Bruce Resikoff, que atua como presidente e CEO da Universal Music Enterprises (UMe), comentou sobre a nova versão deste clássico natalino: “Estamos entusiasmados em trabalhar com Brenda Lee para fazer de ‘Rockin’ Around The Christmas Tree’ a primeira música clássica traduzida de forma responsável para outro idioma com o poder da IA”. E concluiu: “Também estamos muito animados com as possibilidades dessa tecnologia emergente e ansiosos para aproveitar suas capacidades para introduzir novos materiais criados e aprovados por nossos artistas.”