Nos EUA, vendas de vinil sofrem queda mais forte desde inicio da “volta as prateleiras”; saiba mais

Um relatório da Luminate, que compila e observa dados do mercado fonográfico para a Billboard, revelou que os lendários “bolachões” não venderam tanto como se esperava para 2024. Os relatórios da Luminate apontam uma enorme queda de 33% neste ano, se comparado a 2023, quando foram vendidas 34,9 milhões de unidades de vinil. Até o momento, esse número é de 23,3 milhões em 2024.

Sobre declínio de vendas, sobrou até para o CD. O clássico formato digital também teve um desempenho comercial abaixo do esperado, reduzido a 19,5% em 2024. Em números, foram vendidas 21 milhões de unidades dos discos digitais. No ano passado, esse número era de 26,2 milhões. Até mesmo o streaming experimentou uma queda: o consumo nas plataformas digitais caiu 8,3% neste ano.

Segundo o site Wikimetal, a queda de vendas não tem tanto a ver com o declínio da importância do meio, mas sim com fatores econômicos, de acordo com o Headphonesty. Inflação, aumento da taxa de juros e custo de vida tem feito com que os amantes dos vinis não consigam mais acompanhar os novos lançamentos juntamente com box-sets, entre outros.

É o mesmo motivo pelos quais os festivais tiveram menos vendas no verão, o que não quer dizer que os fãs de música não queiram mais comprar os discos ou ir a festivais, mas sim que menos pessoas têm a possibilidade de tal.

O disco de vinil mais procurado no Google

Os discos de vinil voltaram com tudo no século 21 e sua importância é tão grande, que atualmente o formato é pilar do mercado musical global. Ou seja: sua arrecadação através de lançamentos e reedições históricas já o posicionam como um dos atores principais do ecossistema do mercado, ao lado do streaming.

Com isso, o vinil se tornou um objeto de cobiça entre os aficionados pela música. Tanto que o perfil verificado Google Trends publicou recentemente uma lista com os 10 discos de vinil mais pesquisados na maior plataforma de busca do mundo. Os dados iniciais apurados são de 2004 e compreendem até o presente momento e todos realizados nos EUA.

Mas afinal, quem lidera às buscas de interesse sobre esse clássico e atualmente cobiçado formato? Quem acreditou que seria um artista clássico se enganou, e talvez o nome não seja surpresa nenhuma dada a “voracidade” de liderar estatísticas da música recentemente: a estrela pop Taylor Swift está liderando às buscas relacionadas ao vinil, superando nomes icônicos de quando os bolachões dominavam a indústria musical como os Beatles, Michael Jackson e Madonna.

O álbum mais procurado no formato vinil no Google é “Folklore“, que Taylor lançou em 2020. Alias, a loira tem nada menos que cinco discos no top-10 dos mais vendidos.

Confira os 10 álbuns no formato vinil mais procurados no Google entre 2004 e 2024:

  1. Taylor Swift – Folklore
  2. Taylor Swift – 1989
  3. Frank Ocean – Blonde
  4. The Beatles – The Beatles (White Album)
  5. Taylor Swift – Midnights
  6. Taylor Swift – Reputation
  7. Pink Floyd – The Dark Side of the Moon
  8. Michael Jackson – Thriller
  9. Tyler, the Creator – Call Me if You Get Lost
  10. Taylor Swift – Speak Now

Ver mais novidades