A edição americana da Rolling Stone fez uma lista com as 101 melhores trilhas já feitas. O ranking tem apenas discos onde as canções são o foco, e podem ser ouvidos de maneira dissociada dos filmes. Dentro desse espectro, tudo estava valendo, desde álbuns feitos por apenas um artista, até compilações de músicas já conhecidas.
A trilha campeã foi a de “Purple Rain“, clássico álbum de Prince que embalou o filme (nada clássico) também dirigido por ele em 1984. O longa mais antigo do top 101 é também o único a trazer canções cantadas em outra língua que não o inglês.
“Orfeu Negro” (1959) foi filmado no Brasil pelo francês Marcel Carné, que adaptou para o cinema a peça de Vinícius de Moraes. O longa ganhou a Palma de Ouro em Cannes e tinha canções de Tom Jobim, com letras de Vinícius. Para a Rolling Stone, o filme ajudou a apresentar para o mundo o irresistível chamado da bossa nova.
“Homem -Aranha: Através do Aranhaverso” e “Barbie“, ambos de 2023, são os álbums mais recentes incluídos, no 78° e 67° lugar respectivamente.
Confira o top 10:
10 – “Wild Style” – Vários artistas de hip-hop – 1983 (“Wild Style foi um marco na era em que quase não havia álbuns de hip-hop, muito menos trilhas sonoras de hip-hop”)
9 – “American Graffiti” (“Loucuras de Verão“) – Vários Artistas dos anos 50 – 1973 (“Este panorama completo do rock ‘n’ roll clássico e do doo-wop ofereceu a muitas gerações um curso intensivo sobre o pulso da América durante a era Eisenhower”)
8 – “The Graduate” (“A Primeira Noite De Um Homem“) – Simon e Garfunkel e Dave Grusin – 1968 ( “O uso brilhante de várias canções de Simon e Garfunkel pelo diretor Mike Nichols (…) deu ao pop contemporâneo dos anos 60 uma colocação sem precedentes em um blockbuster de Hollywood“)
7 – “Pulp Fiction” – Vários Artistas – 1994 (“Ninguém consegue extrair a ameaça velada, o absurdo exagerado e a sexualidade suada de uma canção pop como Quentin Tarantino“)
6 – “Super Fly” – Curtis Mayfield – 1972 (“uma obra-prima de narrativa fictícia, e cheia de funk, em primeira pessoa”)
5 – “Saturday Night Fever” (“Os Embalos de Sábado À Noite“) – Bee Gees e outros artistas – 1977 – (“poucas trilhas definiram um gênero musical/artista como esta produção de Robert Stingwood)
4 – “A Hard Days Night” (“Os Reis do Ie Ie Ie“) – The Beatles – 1964 (“além de fazerem parte de um filme de enorme sucesso, todas as músicas da trilha são da própria banda”)
3 – “The Harder They Come” (“Balada Sangrenta“) – Jimmy Cliff e outros artistas – 1972 (“ainda hoje, a melhor mixtape de reggae já feita”)
2 – “Help!” – The Beatles – 1965 (“traz algumas das melhores músicas da banda, como a faixa-título”)
1 – “Purple Rain” – Prince – 1984 (“Em agosto de 1984, Prince teve o filme, o álbum e o single número 1 nos EUA”)