Quem foi o fã que imaginava que a volta do Oasis inspiraria uma resolução na contenda do The Smiths, engana-se. A saga continua e, agora, Morrissey revelou que o guitarrista Johnny Marr bloqueou o lançamento de um álbum de “Greatest Hits” da banda, intitulado “Smiths Rule OK!”. Segundo ele, Marr também impediu a reedição do single de estreia da banda, “Hand In Glove”, programada para sair ainda este ano.
As informações foram divulgadas em um post publicado na noite desta quarta-feira (11) no site oficial do cantore , além do álbum de grandes sucessos, Morrissey disse que havia planos para uma reedição de luxo do primeiro disco da banda, lançado em 1984, para comemorar o 40º aniversário, além de um novo vinil de 7 polegadas da faixa “This Charming Man”. No entanto, todos esses lançamentos teriam sido barrados por Johnny Marr, conforme alegado pelo vocalista.
Morrissey também comentou que a Warner Records o convidou para criar a arte desses lançamentos junto com o designer Darren Evans, mas que todos os projetos foram rejeitados pelo ex-guitarrista da banda. As novas críticas surgem após Morrissey afirmar, no mês passado, que Marr teria ignorado uma oferta milionária para reunir o The Smiths para uma turnê mundial em 2025.
Para completar, no início desta semana Morrissey mencionou que seu álbum “Bonfire Of The Teenagers”, gravado em 2021, segue sem previsão de lançamento por conta da “cultura do cancelamento”. Ele explicou que a faixa-título faz uma pesada crítica ao tratamento que a sociedade deu ao atentado de Manchester em 2017, no show de Ariana Grande, o que impede que qualquer gravadora se atreva a lançá-lo.
É a realidade do Smiths: um barrando tudo e o outro imerso, outra vez, em adiamentos de compromissos e conspirações. A saga vai longe…