Paul McCartney fez um show no Maracanã que foi parar no Guiness Book. O beatle é o único grande artista internacional que sai do eixo Rio-São Paulo. É o popstar gringo que mais conhece o Brasil. Desde 1990, quando realizou o célebre show carioca para 184 mil pessoas, somam-se 36 apresentações. Tudo isso e muitas outras curiosidades estão reunidas em “Paul McCartney no Brasil”, livro de Leandro Souto Maior, editado pela Garota FM Books, lançado nesta semana.
Com prefácio de Samuel Rosa e texto de orelha de Pedro Bial, “Paul McCartney no Brasil” é dedicado à memória da beatlemaníaca Lizzie Bravo, tem foto de capa de Marcos Hermes (o fotógrafo que mais fez fotos de Paul no mundo) e projeto gráfico assinado por Daniel Gnattali. O livro lembra ainda que nosso país é um dos poucos lugares do planeta que ganhou uma composição de Paul: “Back in Brazil”.
Segundo o site Rock Brigade, “Paul sempre tenta falar em português, com sotaque de gringo: ‘até a próxima’, ‘tamo junto’. Em São Paulo, ele diz ‘manos e minas’, em Curitiba ele diz ‘piás e gurias’, isso é, se preocupa até com nossos regionalismos”, ressalta o autor.