Achado valioso: Filme de concerto inédito dos Beatles é encontrado na Austrália

Durante uma caminhada pela cidade de Sydney, um músico chamado Greg Perano parou em um mercado de pulgas. O neozelandês pagou US$ 11 em uma compra que tem o potencial de ser uma das mais preciosas de sua vida. Coincidentemente, aos 11 anos, o homem escalou uma montanha em sua cidade natal, Picton, na Nova Zelândia, na esperança de ouvir os Beatles tocarem ao vivo.

“Pensamos que se subíssemos e o vento soprasse bem, poderíamos ouvir alguns dos shows”, disse Perano à revista australiana Current Affair. “É claro que não conseguimos ouvi-los, mas sabíamos que eles estavam a 100 quilômetros de distância fazendo nosso show.”, continuou. Seis décadas depois, o achado no mercado que aparentava ser uma simples caixa de filme de oito milímetros acabou sendo uma filmagem ao vivo nunca vista dos Beatles.

Ao avistar o objeto, Greg imaginou que pudesse ser algo interessante, porque estava escrito “Beatles” na caixa em que ele estava guardado. E, de fato, em uma das 14 caixas douradas de rolo Kodak de oito mm estava um tesouro inesperado – Ringo Starr, Paul McCartney, George Harrison e John Lennon, de perto e pessoalmente no Estádio de Sydney.

Quando Greg exibiu a filmagem, ela continha clipes em close dos Beatles tocando ao vivo em 1964. “Sentei-me e disse: ‘o cara está no palco. Ele está filmando no palco’”, disse Perano, já que a filmagem foi ainda melhor do que ele poderia esperar. “É muito bom, lindo preto e branco, qualidade de 8mm. Isso apenas trouxe de volta todas aquelas memórias porque não é como uma grande banda tocando para as câmeras”, acrescentou ele.

Não foi somente um sentimento para Perano assistir à banda se apresentando, mas também foi extremamente especial, pois captou verdadeiramente a essência dos Beatles. “É uma banda que parece estar em um clube pequeno, realmente gostando de tocar. Você vê uma banda em seu estágio de formação onde eles eram muito bons ao vivo ”, disse ele.

Desde então, descobriu-se que as gravações foram feitas por Gil Wahlquist, um jornalista musical do Sydney Morning Herald que infelizmente faleceu em 2012. Perano obteve a aprovação da família de Wahlquist para preservar o filme, possibilitando que a valorização de seu trabalho continue viva.

Embora o vídeo esteja sem som, Perano mencionou que é possível identificar algumas das músicas que estão sendo executadas. Inclui uma parte da banda tocando seu grande sucesso, ‘Love Me Do’, com o comprador testemunhando um momento memorável. “Houve aquele momento em que George e Paul, como todo mundo que assiste, disseram ‘woooooooo’, então você sabe exatamente qual é a música”, disse ele.

“Você tem uma trilha sonora para sua vida, e a minha começou com os Beatles.”. Momentos como esse não têm preço.

Ver mais novidades