Integrantes do ABBA se reúnem para receber condecoração real na Suécia

Um daqueles dias históricos que nos fazem abrir um sorriso involuntário. Os quatro membros do ABBA se reuniram na sexta-feira (31) para receber uma das maiores honrarias da Suécia, a “Ordem Real Vasa”, durante uma cerimônia no palácio real em Estocolmo. Agnetha Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, que raramente fazem aparições públicas juntos e estão na casa dos 70 anos, receberam a ordem das mãos do rei Carlos XVI Gustavo e da rainha Silvia “por contribuições muito distintas na vida musical sueca e internacional”, segundo a Corte Real.

O grupo formado em 1972 e que se separou em 1982 vendeu 385 milhões de discos e ainda tem legiões de fãs em todo o mundo com sucessos duradouros como “Dancing Queen”, “Thank You For The Music” e “Fernando”. E justo este ano, quand a Suécia retomou a concessão de ordens da cavalaria aos suecos após uma pausa de 50 anos, o grupo também celebra a marca os 50 anos desde a vitória na final do Eurovision Song Contest no Reino Unido (Brighton) em 1974 com a música “Waterloo”, levando-os ao sucesso mundial e que, inclusive, já foi tema de especial aqui na União FM.

O musical “Mamma Mia!”, composto por Ulvaeus e Andersson e baseado em suas canções, foi visto por mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo desde sua estreia em 1999, de acordo com seus criadores, além de dar origem a dois filmes de grande sucesso de bilheteria. Em declaração a TV4 sueca após a cerimônia, Ulvaeus disse que se sentiu “muito emocionado” ao receber a ordem, especialmente porque ela veio do público sueco.

A Suécia tem quatro ordens de cavalaria, estabelecidas no século XVIII, das quais a Ordem Vasa é a mais jovem. Os membros do público propõem os destinatários e as decisões formais são tomadas pelo governo.

Ver mais novidades