Outros mercados além da música: o Iron Maiden se uniu à importadora e distribuidora Ehrmanns Wine para criar um vinho, batizado de Darkest Red. O nome foi inspirado em uma das músicas do grupo, “Darkest Hour”, do álbum “Senjutsu“, de 2021. É um Douro DOC, um vinho tinto produzido pelo famoso produtor português Van Zellers & CO.
Durante o lançamento do produto na ProWein — feira de vinhos que acontece em Düsseldorf, na Alemanha — o chefe de vendas da Ehrmanns Wine, Paul Daniell, contou o motivo da escolha. “Isso está em andamento há um ano. Escolhemos o Douro DOC porque está em crescimento. Há um burburinho sobre os vinhos portugueses. Se fizéssemos outro Malbec, seria apenas outro Malbec – isso é algo diferente. É um vinho disruptivo numa categoria disruptiva”, disse.
O blend do vinho é composto por uvas tintas nativas do Douro, incluindo Touriga Nacional e Tinta Roriz, — também conhecida como Tempranillo — sendo amadurecido em antigos barris de vinho do Porto por 6 a 9 meses e tem 13,5% de teor alcoólico. “Queríamos fazer algo inesperado. Você pode não pensar em uma banda de Rock para uma marca de vinho, tinha que ser uma combinação certeira. Kylie Minogue, por exemplo, trabalha com o vinho rosé. Esse tinha que ser tinto, mas não queríamos que fosse muito óbvio”, acrescentou o chefe de marketing, Keith Lay.
Apesar de ser uma conexão um pouco inusitada, a banda e a indústria vinícola já são velhas conhecidas, o Darkest Red não é o primeiro vinho do Iron Maiden, que lançou ao longo dos anos diversas edições do Eddie’s Evil Brew, um Merlot chileno, cada uma homenageando um álbum: “Seventh Son of a Seventh Son”, “The Final Frontier”, “Powerslave” e “Somewhere in Time”.