INFORME PUBLICITÁRIO
Estamos vivendo uma nova realidade. O novo coronavírus exige um cuidado maior com a saúde de todos. Preocupado com a vida da população, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi liderou um processo de preparação e organização da cidade para este enfrentamento. A área da saúde recebeu atenção especial.
Os números mostram que o isolamento social na cidade vem dando certo. Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde, esta é a principal medida para evitarmos a contaminação pelo vírus. Uma regra já recomendada pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Saúde.
Precisamos cada um fazer a sua parte. Sendo assim, é imprescindível que a população faça o isolamento social e só saia de casa em casos de extrema necessidade. Ainda assim, ao sair, é necessário manter as dicas de prevenção, como o uso de máscaras, o distanciamento, a limpeza das mãos e evitar aglomerações. Mesmo com as medidas adotadas, São Leopoldo registra em 22 de abril, 27 pessoas que testaram positivo, além de um óbito pelo coronavírus.
Como parte das ações que o governo municipal tem adotado, está a organização no Hospital Centenário, que criou uma forma de triagem e de atendimento emergencial – além de leitos específicos – para atender pacientes suspeitos ou confirmados em estado grave da doença.
O Laboratório Municipal foi autorizado a fazer testes, assim como a parceria com a Feevale, que ampliou o número de testagem, visto que o Ministério da Saúde recomendou apenas os testes em casos graves. O município assinou um convênio com a administração do Monte Alverne e está organizando o prédio para ser um centro de apoio ao Hospital. Ele atenderá casos menos graves e que necessitem de internação, em um primeiro momento com a montagem de 30 leitos.
Na educação, com a suspensão das aulas, a administração distribuiu 11 mil kits de alimentação para estudantes das escolas municipais do núcleo prioritário e para alunos de famílias cadastradas no Bolsa Família. Uma segunda etapa iniciou em 22 de abril, distribuindo novos 13 mil kits.
Foram cadastrados voluntários para auxiliar nas demandas, tanto na área da saúde quando em tarefas gerais. Dezenas de pessoas se candidataram e tem ajudado em ações como a vacinação, a organização de doações, a distribuição dos kits de alimentação das escolas e a limpeza do Monte Alverne.
A solidariedade, além de contar com o apoio da comunidade, também tem atingido diversos empresários de cidade, que contribuem com a doação de diferentes produtos para o combate ao coronavírus. Notícias sobre as ações da Prefeitura em relação a pandemia da Covid-19 podem ser conferidas em no site: www.saoleopoldo.rs.gov.br ou nas redes sociais da Prefeitura no Facebook e no Instagram.
Por isso, a Prefeitura de São Leopoldo reforça a campanha #fiqueemcasa, solicitando que a população cumpra e leve a sério as medidas de isolamento social. Além da prevenção, busca-se evitar um colapso do sistema de saúde. Por você. Por quem você ama. Por todos. Fique em casa!