A Belas Letras lança na próxima nesta próxima quarta-feira (13) aquela que é considerada uma das mais importantes biografias já escritas sobre o Led Zeppelin. Foi preparada uma edição especial limitada e exclusiva inspirada na figura do Eremita presente no disco IV da banda, que será vendida apenas no site da editora.
O livro “Led Zeppelin: A Biografia“, escrito pelo renomado biógrafo Bob Spitz, separa o mito da realidade ao reunir entrevistas e reportagens originais. O autor revela os bastidores de composições, gravações, shows e momentos marcantes da carreira do Led. Em 720 páginas, sendo 32 delas em imagens pouco conhecidas, a obra também explora o lado polêmico e autodestrutivo do grupo, trazendo à tona casos de violência sexual, relações com menores de idade, festas caóticas, entre outras situações questionáveis.
Uma edição limitada de colecionador com um um box rígido impresso com estampa quente dourada, contendo o livro inédito no Brasil, em capa dura; 1 vela de 140g. em pote de vidro, com aroma capim-limão (ajuda na concentração) com uma chama de 30 horas, tempo médio que o fã levará para ler o livro; 1 miniatura do Eremita, de 15 centímetros, feito em resina e com uma pintura manual – cada peça leva 24 horas para ser produzida. Além dessa edição exclusiva, a obra chega em versão capa dura e capa brochura, para os fãs que quiserem a mesma qualidade de conteúdo por um preço menor.
Em “Led Zeppelin: A Biografia“, Bob Spitz foge da narrativa repleta de exageros ou distorcida pela convivência com a banda, para separar o mito da realidade e entregar a obra definitiva sobre uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. O autor reúne entrevistas e reportagens originais para contar os bastidores das gravações, shows e momentos marcantes da trajetória do Led Zeppelin, como quando Jimmy Page estava lendo o livro “The Magic Arts in Celtic Britain” e escreveu repentinamente as frases que viriam a se tornar a canção “Stairway to Heaven“.
Spitz não tem receio de deixar explícito o comportamento autodestrutivo, polêmico e muitas vezes questionável do Led Zeppelin. O envolvimento da banda com groupies menores de idade, a violência sexual causada por John Bonham, as festas regadas a drogas e comportamentos caóticos, e até mesmo bizarrices sexuais envolvendo animais é relatada no livro sem rodeios.
A obra é recheada de referências musicais e traz um recorte das mudanças entre a década de 60 e 70, mostrando o cenário musical da época e o impacto do Led na indústria musical em 1970.