Maurício Carvalho, para os Mil Tentáculos
Quem quiser usar o Mickey em suas campanhas poderá fazer a partir de 2024. Mas calma, tem uns detalhes nessa história. Após 95 anos de proteção de propriedade intelectual, as primeiras imagens do ratinho símbolo da Disney se tornarão domínio público a partir do ano novo. A luta do estúdio em aumentar o prazo e preservar seu grande símbolo terminou e agora não tem mais volta.
Mas o domínio público vai incidir apenas no Mickey e Minnie de 1928, famosos por estrelar os curtas “Plane Crazy” e “Vapor Willie”, esse último a primeira animação com som da história do cinema. As versões mais modernas dos ratinhos, como do longa Fantasia e do Clube do Mickey, seguem sendo protegidas por lei.
Por anos a Disney trabalhou para evitar esse momento. Fez muitos lobbies e conseguiu alterar algumas datas, mas agora chegou a hora. E o estúdio acaba sofrendo algo que trabalhou por anos, que foi aproveitar de obras do patrimônio cultural em domínio público (como Pinóquio, Branca de Neve, Ursinho Pooh e Frozen, entre outros) e fez muitos sucessos em seus filmes e animações.
O que vai acontecer a partir de 1º de janeiro é que as pessoas e empresas poderão usar as imagens em campanhas, desde que fique claro para os consumidores e receptores das mensagens que não é uma campanha da Disney. E, claro, se Mickey e Minnie forem usados em situações “estranhas”, pode rolar um processo do estúdio, mas agora tudo é mais liberado. Vai ser um choque, com certeza…