Que a música tem grande importância no bem estar social das pessoas a gente já sabia. Mas nunca alguém tinha exposto isso de maneira tão clara como a pesquisadora, Isabelle Raynauld. Cineasta e professora da Université de Montréal, ela decidiu documentar os poderes transformadores da música.
O longa Tuning the Brain with Music se desenrola através de histórias comoventes de pessoas cujas vidas e saúde mental foram literalmente salvas pela música. A partir da pesquisa de Isabelle, o documentário responde como e de que forma um som, uma música, uma peça musical se transforma em emoção, imagem, memória ou melodia inesquecível? “Do lado de meu pai, todas as minhas tias, tios e primos eram surdos. Para mim, era um imenso privilégio poder ouvir”, explicou a cineasta.
Segundo a pesquisa, existe um poder da música sobre a plasticidade e anatomia do cérebro humano de maneira sustentável. No filme o público acompanha relatos de bebês prematuros que, em unidades de terapia intensiva, são apaziguados por sessões de musicoterapia; Veteranos canadenses que sofrem de estresse pós-traumático que a música salvou do suicídio; garotas autistas que formaram uma banda de rock; sobreviventes de câncer e derrame para os quais a música faz parte integrante de seu protocolo de cura médica; e jovens sem-teto para quem a música é a sua salvação.
“Uma das coisas que me surpreendeu foi o imediatismo com que a música pode afetar a ansiedade de uma pessoa e acalmar seus pensamentos”, disse Isabelle. “Os bebês prematuros podem realmente se acalmar e diminuir a frequência cardíaca. Eu testemunhei isso em uma sessão de musicoterapia de 20 minutos. Esses bebês entraram em um estado diferente”, afirmou.
O objetivo do documentário, segundo ela, é alcançar provas concretas de que a música causa nas células do corpo e do cérebro. Entre os entrevistados está o neurocientista David Poeppel e também membros do Laboratório Internacional de Montreal para Pesquisa sobre Cérebro, Música e Som.
Realmente uma questão bem interessante, ainda mais em tempos de quarentena. Então dê o play no site da União FM e curta nossa programação cheia de música boa para estes novos tempos.
Confira o trailer do documentário: