Dire Straits: Mark Knopfler anuncia leilão de guitarras e amplificadores históricos

Mark Knopfler, o eterno vocalista do Dire Straits, vai leiloar mais de 120 guitarras e amplificadores, com 25% dos lucros indo direto para caridade. O músico de 74 anos disse à BBC que o objetivo é encontrar “lares amorosos” para esses instrumentos: “Espero que todos sejam tocados. Não acho que eles deveriam viver dentro de um case pelo resto da vida”.

A coleção, que será ofertada aos fãs através de um leilão da Christie’s, em Londres, em 31 de janeiro, engloba os materiais utilizados pelo músico ao longo dos 50 anos de carreira, incluindo a sua primeira guitarra.

A venda inclui peças que deverão ser bastante disputadas, como a Gibson modelo Les Paul de 1983 que Knopfler usou para gravar os clássicos “Money For Nothing” e “Brothers In Arms”, e que foi utilizada por ele no palco do Live Aid em 1985. Também está entre os lotes uma Les Paul de 1959 com acabamento sunburst, conhecida como o “Santo Graal das guitarras elétricas” e que tem uma estimativa de alcançar cifras na casa de £ 500.000 (mais de R$ 3 milhões).

Nascido na Escócia, mas criado na Inglaterra, Mark Knopfler nunca teve uma aula de música em sua vida. Ele acabou desenvolvendo um estilo próprio de tocar, que o levou a ser considerado um dos maiores nomes da guitarra de todos os tempos.

Ver mais novidades