Brian May justifica (com louvor) diploma de astrofísico e ajuda NASA em missão espacial

Que Brian May é o guitarrista do Queen provavelmente você já sabe, mas o que muitos talvez não saibam (ainda!) é que o lendário músico também é um astrofísico de respeito, com participações em trabalhos relacionados ao espaço, sobretudo junto do famoso bureau americano, a NASA.

E olha só a última: May está usando seus conhecimentos astrofísicos constantemente, inclusive ajudando nesta semana a própria NASA a trazer de volta à Terra a primeira amostra de material da superfície de um asteroide. No domingo (24), foi realizado o pouso no nosso planeta da cápsula com o material que pode explicar como se deu a formação do Sistema Solar.

May não estava junto à equipe durante a aterrissagem e pediu desculpas pela ausência, mas comemorou no Instagram o desfecho da missão. Ao compartilhar um vídeo sobre o projeto, Brian escreveu na legenda: “Resultado fantástico!!! Dia histórico!!! Amostragem bem-sucedida do material da superfície de um asteroide entregue com segurança à Terra”.

A espaçonave OSIRIS-REx chegou à Terra sete anos depois do lançamento e trouxe amostras do asteroide próximo à Terra Bennu, coletadas estas em 2020. May criou imagens estereoscópicas a partir dos dados da nave espacial, permitindo ao líder da missão, Dante Lauretta, e à equipe a localizar um lugar seguro para a aterrissagem e o recolhimento da amostra.

Agora, os investigadores esperam que a amostra coletada esclareça dúvidas sobre a origem do Sistema Solar e a gênese da vida na Terra. Aguardamos as próximas revelações, com o dedo de um lendário guitarrista.

Ver mais novidades