Momento histórico com toque oitentista. Pioneiros da New Wave dos anos 1980, o Talking Heads se reuniu na noite desta segunda-feira (11) no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), no Canadá, para apresentar a restauração em 4K de seu icônico filme-concerto intitulado “Stop Making Sense“, realizado em 1984.
Os integrantes da banda – David Byrne, Tina Weymouth, Chris Frantz e Jerry Harrison – participaram de uma sessão de perguntas e respostas junto do cineasta Spike Lee, num evento que teve transmissão ao vivo para cinemas selecionados de alguns lugares do mundo.
“Com a nova tecnologia significa que tivemos uma grande adaptação para trazer [Stop Making Sense] para o que as pessoas podem ouvir atualmente nos cinemas”, disse ele, observando que o álbum original foi gravado com fita de áudio digital de ponta. Isso nos levou a uma outra dimensão”, destacou Harrison. Já Byrne comentou o entusiasmo e a curiosidade que o motivo a estar lá, “quando eu estava assistindo a isso agora, eu estava pensando: ‘É por isso que viemos aos cinemas’. Isso é diferente de assistir no meu laptop – isso é realmente diferente”.
Essa foi a primeira reunião pública do grupo em duas décadas, isto desde a cerimônia de introdução ao Rock ‘n Roll Hall Of Fame, em 2002. Na sessão, foram feitas apenas perguntas sobre a restauração do filme. Assim sendo a inquietante pergunta sobre uma volta do Talking Heads aos palcos não foi feita. Talvez, por exigência da própria banda.
A restauração de “Stop Making Sense” será lançada oficialmente em 29 de setembro. Não há informações sobre exibição no Brasil, mas a gente deixa ele aqui embaixo pra você ver como foi esta apoteose do New Wave oitentista: