A cinebiografia de Gal Costa, intitulada “Meu Nome é Gal”, ganhou uma data definitiva de estreia nos cinemas. O filme chegará às telas no dia 12 de setembro, uma semana antes do esperado, conforme revelou o perfil oficial da cantora no Instagram em postagem conjunta com a diretora, Dandara Ferreira.
Meses após sua morte, ele passou a ser administrado pela gravadora Biscoito Fino, com quem lançou os últimos álbuns da carreira.
Conforme a sinopse, “Meu Nome é Gal” não é uma cinebiografia, e sim um “retrato de parte da trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos, uma menina tímida que desde muito cedo soube que a música iria guiar seus caminhos”.
Criada sozinha pela mãe, Mariah, Gracinha, como era chamada pelos mais próximos, decidiu viajar rumo ao Rio de Janeiro aos 20 anos com o sonho de se tornar cantora. Lá, a jovem encontra grandes amigos da Bahia, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, prestes a se converter em uma das maiores artistas da história.
Nomes como Rodrigo Lelis, Dan Ferreira, Camila Márdila e a própria Dandara Ferreira formam o elenco ao lado de Sophie Charlotte.
Gal, que dedicou 57 de seus 77 anos à música, morreu em 9 de novembro de 2022, em São Paulo.