Netflix completa 26 anos e mudou o meio visual

Quando Reed Hastings e Marc Randolph fundaram a Netflix, em 29 de agosto de 1997, não tinham a noção de que revolucionariam o mercado do áudio-visual, mexendo nas estruturas de televisão, cinema e esporte. São 26 anos de atividades e muitas mudanças desde sua fundação. Isso porque o objetivo inicial da Netflix era alugar DVDs e enviar pelo correio. A ideia evoluiu e dois anos depois a empresa começou a ter um serviço de assinatura sem limite mensal ou multa por atraso.

Com a melhora na tecnologia e nas conexões de internet, a empresa resolveu apostar no serviço de streaming, permitindo que os usuários assistissem aos títulos preferidos no seu site ou app. A partir disso, séries inteiras foram disponibilizadas, criando o termo “maratonar”. Era possível acompanhar em tempo recorde os lançamentos ou títulos antigos. Esse consumo sob demanda começou a mudar os rumos do cinema e serviços de tv por assinatura, que começaram a ter uma concorrência bem pesada.

Com mais de 230 milhões de assinantes e presente em mais de 100 países, a Netflix pavimentou o mercado para marcas como Prime, HBO, Disney, Star, Paramount e Globo para que investissem nesse setor, criando concorrência bem forte. Se isso por vezes atrapalha o consumidor, que precisa assinar vários serviços para ter acesso aos eventos e títulos que deseja, transformou essas empresas em produtoras de conteúdo (o primeiro filme produzido pela Netflix foi Beasts of No Nation, foi lançado em 2015), aumentando consideravelmente a quantidade de títulos disponíveis. Sinal de que a revolução está apenas começando e teremos muitos capítulos pela frente.

Ver mais novidades