Para os fãs mais fieis do saudoso Renato Russo, é um verdadeiro patrimônio musical: “The Stonewall Celebration Concert” foi o primeiro disco solo do frontman do Legião Urbana, lançado em 1994 pelo selo EMI, que depois teve seu catálogo absorvido pela Universal Music. Na ocasião, o cantor prestava homenagem aos 25 anos da rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, na gigante Nova York. Trata-se do famoso protesto de gays e lésbicas frequentadores do conhecido Stonewall Inn, contra a habitual violência policial.
Esta preciosidade musical, cantada totalmente em inglês por Renato, acabou de ser relançada pela Universal nesta última segunda-feira (27), data em que o cantor celebraria 63 anos, se vivo fosse. Uma coletânea riquissima de 21 canções norte-americanas, entre clássicos da década de 1930 e músicas, à época, mais atuais. como “Cherish” (Madonna) e “Cathedral Song” (Tanika Tikaram, famosa no Brasil na versão de Zélia Duncan).
A capa do disco faz reverencia ao icônico LP “Rock ‘n’ Roll”, de John Lennon, e mostra Renato na porta do prédio onde residia, na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, zona sul carioca. No entanto, o número do edifício onde o músico morava foi removido durante o tratamento da imagem de capa, por privacidade. No encarte final, informações sobre entidades sociais de proteção às crianças e mulheres, à natureza e aos homossexuais e portadores do HIV.
Quem quiser, o disco está a venda na loja da Universal Music. só clicar e conferir.