7 anos sem David Bowie

Nem parece, mas já se passaram 7 anos desde que o lendário David Bowie nos deixou.

Considerado um dos artistas mais revolucionários do século 20, morreu, vítima de câncer, aos 69 anos em 10 de janeiro de 2016, em um comunicado feito pelas redes sociais do cantor. No último domingo, 08 de janeiro, o astro britânico completaria 76 anos. Sua última performance ao vivo foi em um show de caridade em Nova York em 2006.

Filho do cantor, o diretor de cinema Duncan Jones foi ao Twitter recentemente para relembrar um dos hábitos preferidos de David: encontrar novas bandas. Aos seguidores, ele contou uma história sobre como Bowie estava sempre procurando novas sonoridades e até citou Grandaddy Arcade Fire como algumas de suas preferidas.

Ainda que Bowie fosse um livro aberto –visto que dezenas de biografias contam suas historias–, ele tinha peculiaridades que o tornavam único. Em celebração ao seu legado, separamos algumas destas curiosidades que talvez poucas pessoas saibam sobre David Bowie.

Fobia de chás

Uma das grandes peculiaridades de David Bowie era um medo bastante específico e incomum. Ele realmente sentia medo de chás –sim, a bebida feita à base de água quente e infusão de ervas, tão querida pelos ingleses. Reza a lenda que o cantor sofreu uma experiência traumática durante a infância que o fez desenvolver um pânico real diante de uma xícara cheia.

Sir David Bowie?

Sir Paul McCartney e Sir Elton John são títulos conhecidos mundialmente, dados a dois músicos ingleses que fizeram uma carreira mundial extraordinária. Este também seria o caso de David Bowie, mas o cantor acabou recusando a honraria que a rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) queria ter dado ao cantor. A condecoração foi oferecida a diversos artistas como uma maneira de serem homenageados pela família real, mas Bowie a recusou, sob a justificativa de que não entendia para o que servia.

Servidor próprio de internet

Sempre visionário, David Bowie foi capaz de criar um provedor próprio de internet, chamado BowieNet, nos idos de 1998. O serviço ficou no ar até 2012 e custava £ 10 (cerca de R$ 64, na cotação atual). Oferecia até espaço para os usuários criarem uma página própria (de até 20 Mb).

E toda essa história ainda vai além: em 1996, ele disponibilizou três versões da música Telling Lies para download, em uma época em que o CD ainda reinava e sequer existiam programas para piratear músicas –muito menos o Spotify. A canção foi baixada cerca de 300 mil vezes.

Bowie no país das maravilhas

Em 2004, David Bowie chegou a pensar que estava louco, já que não usava mais drogas há anos. O motivo? Ele alegou estar sendo perseguido por um coelho rosa, quase como a Alice reversa. Depois, foi descoberto que tratava-se de uma stalker em uma fantasia. É de enlouquecer qualquer um!

Idioma próprio

Excêntrico, o músico chegou a criar um dialeto único, como parte do conceito do disco Low (1977). A música Subterraneans marcou essa criação de Bowie, que não tinha somente um estilo de se vestir, cantar e performar único, como também tinha até a própria linguagem.

Ver mais novidades